Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Andra - Secrets and Skeletons...Notes From a Desert Café (2007)


Já conheci diversas bandas pela força do acaso, mas Andra foi completamente diferente do resto. Pra quem não sabe, o site PirateBay (paraíso para os que gostam de filmes e músicas, obscuros, mas não têm grana para comprar os DVDs e discos, que forçosamente teriam de ser importados, pois não vendem por essas bandas). Em resposta aos artistas que dizem que a pirataria fode com a indústria musical, eles adotaram a seguinte política: ceda sua obra e eles te anunciam bem na página principal, na qual ficaria a logo do navio pirata. Muitos artistas fizeram parte disso - até o Paulo Coelho, que foi uma espécie de pioneiro -, mas nunca prestei atenção, pois só via música eletrônica sendo anunciada e esse não faz meu estilo. Essa moça aí apareceu num dos dias e eu vi o vídeo de propaganda. Não deu dois minutos e eu baixei o arquivo que ela disponibilizou (os dois álbuns lançados até agora, junto com dois arquivos em word com as letras - o que é muito importante vocês vão logo saber o porquê).

Eu gosto de música folk à Bob Dylan, Leonard Cohen, Simon & Garfunkel, entre outros. Essa é a base do estilo dela, se é que possível simplificar a esse ponto. Ela canta e toca violão, às vezes acompanhada de uma banda (bateria, baixo e teclas). E só isso basta. As composições são tão pessoais e simples, e diferentes da música moderna, que dá gosto só de saber que ela existe. 

Honestamente, nem precisava de banda, só a voz, o violão e as letras - todas compostas por ela -, já são mais que o suficiente. Sério, já estou ouvindo esse disco faz semanas, com muita vontade de resenhar, não só para dar opinião, mas para espalhar ao meu pequeno público da existência dela, porque vale a pena. Andra tem uma das vozes mais interessantes da música contemporânea, sem exageros, como se Tom Waits,  Janis Joplin e Dave Matthews fossem atirados em um liquidificador. É simplesmente bom demais, vocês vão ter que confiar em mim, mas não só na minha palavra. Segue um vídeo para degustação:


Essa letra é fascinante.

E, pra encerrar, uma das melhores interpretações de Stand By Me (Ben E. King) que eu já ouvi.

Gostou, então baixe a discografia você também e dê uma força pra essa moça: http://thepiratebay.sx/torrent/8431702/Andra_(Andra_Cilliers)_-_Discography__amp__Lyrics - Não costumo fazer isso, mas, como foi ela que disponibilizou, vale divulgar.

Nota: 5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

caixa do afeto e da hostilidade