Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

The Grateful Dead - American Beauty


Eu admito, sou um hippie frustrado, que nasceu no tempo errado e daria tudo para viver nesse período mágico entre 65 e 69, na região de San Francisco, frequentando os shows improvisados, os Acid Tests, o Verão do Amor, Woodstock, os bacanais na lama, tudo que essa época podia oferecer. Convenhamos, nada nessas proporções voltou a acontecer e nem vai, todas as gerações subsequentes a esse movimento perderam. Independentemente disso, The Grateful Dead se tornou uma das minhas bandas favoritas durante a minha adolescência e se manteve nessa posição até hoje e, mesmo grande parte dos membros da banda estando mortos e eles tendo encerrado suas atividades, me considerado um Deadhead. Um Deadhead atual, digamos, que seguiria os passos da banda, se ela ainda existisse, e me proponho a lutar pelos ideais que ela pregava - amor livre, paz e liberação das drogas recreacionais.
 
 
American Beauty é o sexto álbum da banda, lançado em 1970, quando o movimento hippie começou a entrar em decadência. Em contra-partida, este disco não é, de forma alguma, decadente, pelo contrário, representa um ponto de maturidade musical para o grupo. Se o que eles faziam antes era um rock descompromissado e improvisado, nessa obra eles mantém esse estilo, mas inovam, mesclando a esse som simples, toques de jazz, country, blues e folk, mudando a sonoridade da banda, mas permancendo em suas raízes. Músicas como Truckin', Sugar Magnolia, Friend of the Devil e Box of Rain, tornaram-se clássicos absolutos da banda e algumas de minhas faixas favoritas também, enquanto as outras faixas, embora não tenham recebido muita visibilidade das rádios da época, também são excelentes, tornando American Beauty uma obra impecável.
 
 
É possível que eu esteja exagerando e dando uma opinião muito pessoal sobre esse disco, mas é assim que eu penso e não acho que estou superestimando nada. Infelizmente, The Grateful Dead não foi uma dessas bandas como Rolling Stones e Led Zeppelin, que conseguiram sobreviver e hoje fazem parte da cultura pop. No entanto, a base de fãs do Dead se mantém firme, embora sempre pequena, mas a relevância dessa banda para o mundo da música vai sempre ser gigantesca.
 
Nota: 5/5
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

caixa do afeto e da hostilidade