Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aniversário de 1 Ano do Delirando e Escrevendo

É isso mesmo pessoal, este blog teve sua primeira postagem no dia 29/4/2012 e, portanto, está completando um ano de idade. Puta que o pariu! Eu não fazia ideia de que eu ia chegar tão longe, mesmo o blog não tendo crescido muito. Eu ia colocar uma imagem pra enfeitar o post, mas todas as fotos relacionadas a aniversário, principalmente de um ano, são muito entusiasmadas e bonitinhas e isso não é meu estilo, por isso ficaremos sem foto. Eu acho que eu tenho que agradecer às quarenta e poucas pessoas que seguem essa bagunça e, ainda mais, ao punhado de gente que comenta nisso aqui regularmente - talvez esse blog não chegasse a essa idade se não fosse por vocês (tá bom, possivelmente chegaria, mas eu vou dar a vocês esse crédito).

Então, um ano, o que é que eu faço? Pensei nas diversas possibilidades...A maior parte dos blogs faz promoção, mas eu já disse várias vezes que essa porra não é instituição de caridade, então, se tu estiver aqui pra ganhar coisa de graça, pode ir tomar no cu, porque eu não dou a mínima. Pensei em fazer uma resenha diferente, mas todas as minhas resenhas são diferentes. Pensei em fazer vídeo, mas...não vou fazer nenhum vídeo. Libero o capítulo 6 do meu livro...essa porra não é instituição de caridade, caralho! A última coisa que sobrou foi seguir o caminho egocêntrico e preparar um Top 6 dos meus autores, cineastas e músicos favoritos. Isso mesmo, não são livros, filmes e discos, porque isso seria muito difícil, nem Top 5, porque isso é o que todo mundo faz e eu não faço o que todo mundo faz; eu faço o que eu faço. Lembrando que a lista envolve todos os gêneros, épocas e nacionalidades de artistas e não se trata de uma lista de melhores, mas de que mais me influenciaram e acabaram se tornando minha preferência. A ordem definida na lista tampouco indica superioridade, servindo apenas para contagem.


Top 6 Autores

1 - Ernest Hemingway


Já falei várias vezes, ele é meu favorito, seus livros são geniais e eu não me canso de lê-lo, simples assim. Hemingway tem um jeito tão interessante de escrever que, mesmo tratando de temas como pescaria, touradas, caça e boxe - coisas que nunca me interessaram -e ele ainda conseguiu me prender com a leitura e até me fazer mudar de opinião quanto a essas coisas. Na dúvida, quando eu não sei o que ler, leio Hemingway.

2 - Haruki Murakami

Sabe esses escritores que, depois de ler um livro, você quer ler a bibliografia toda do cara? Então, ele é um desses. Li Minha Querida Sputnik e saí correndo atrás do resto imediatamente, o resultado você vê nas várias resenhas que eu já fiz de livros dele. Ele é um desses que, você sabe que não está entre os melhores, mas que têm algo de pessoal que é difícil de explicar. Sugiro que leiam qualquer coisa dele e entendam o que eu quero dizer, tenho certeza que o resultado vai ser o mesmo com vocês.

3 - Richard Yates

Nenhum autor escreveu tragédias modernas tão bem quanto esse cara. Me surpreendi quando li o primeiro livro dele e quero ler tudo que ele já fez um dia, quem sabe até traduzir uma obra dele (plano muito futuro...)

4 - Milan Kundera

Falando em tragédia, Milan Kundera é outro, que une a tragédia da existência, com filosofia pura nos seus romances. Insustentável Leveza do Ser é um dos meus livros favoritos e já li uns outros três dele, tão bons quanto.

5 - Albert Camus


Falando em filosofia, meu filósofo favorito, Albert Camus. Eu acho a visão do absurdo, que ele desenvolveu, fascinante e quero ler e reler a obra dele durante toda a minha vida.

6 - Charles Bukowski

O velho safado, primeiro autor que li do começo ao fim e por vontade própria. É graças a esse bêbado que hoje eu me importo com literatura, então é obrigatório que ele entre nessa lista.

Top 6 - Cineastas

1 - François Truffaut
Diretor de Os Incompreendidos e um dos criadores da Nouvelle Vague. Preciso conhecer mais e mais desse cara, mas, mesmo não conhecendo tudo, ele já é um dos meus favoritos.

2 - Jean Luc Godard
O cineasta que todos procuram depois de se interessarem por cinema arte. Outro dos fundadores da Nouvelle Vague e que já foi resenhado aqui umas 3 vezes. Além disso, ele comeu a Anna Karina e, só por isso, já merece meu respeito.
3 - Ingmar Bergman

O grande mestre do cinema e o outro cara que todos procuram quando descobrem o cinema arte. Esse cara é um gênio, tanto que eu nem tive coragem de resenhar um filme dele ainda, talvez mais tarde eu tenha a ousadia, quem sabe...

4 - Woody Allen
Já falei tanto sobre ele...procurem as resenhas que eu fiz dos filmes dele que já é informação suficiente.

5 - Quentin Tarantino
Não é o gênio que todos dizem, mas é um cara que ama cinema e consegue passar esse amor por meio dos seus filmes, fazendo que os outros, eu, amem cinema tanto quanto ele.

6 - Wong Kar-Wai
Digamos que, mesmo sendo completamente diferentes um do outro, os filmes do Wong Kar-Wai me atingem da mesma forma que os livros do Haruki Murakami. Deu pra entender? Não? Procure ler e assistir aos dois.

Top 6 - Músicos

1 - John Coltrane
A música desse cara é tão genial que até virou religião nos EUA. E eu estou prestes a me converter, pois, se existe um Deus, este só pode ser Coltrane.

2 - Frank Zappa
É o Zappa. Eu não sei explicar, a música dele que te escolhe e não o contrário.

3 - Tom Waits
O Bukowski da música. Esse cara tocou jazz, blues, rock, country, mas, independente do gênero, ele fez a música dele, e acredite, ela é bem diferente. Outra coisa, ele fez com que eu simpatizasse com música industrial e, vai por mim, isso é uma grande coisa.

4 - The Grateful Dead
Meus hippies favoritos.

5 - Thelonious Monk
Meu esquizofrênico favorito.

6 - The Jimi Hendrix Experience (e outras bandas do Hendrix)
É Hendrix porra. Se você não consegue deduzir o motivo, com certeza não entenderá a explicação.

Eu não consigo evitar de me sentir culpado sempre que faço essas listas, porque eu sei que elas não são exatas e que eu deixei passar uma série de artistas, seja por falta de memória ou de conhecimento. Infelizmente é assim que funciona, enquanto você vê um filme, você está deixando de ver milhares de outros filmes tão bons quanto, então diria que essa é a minha lista hoje, ano que vem pode ser completamente diferente.


Acho que isso vai ser minha tradição anual agora. Não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

caixa do afeto e da hostilidade