Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Revolutionary Road (Foi Apenas um Sonho) - Livro x Filme

Eu poria a capa do livro ao lado do cartaz do filme, para indicar comparação, mas a Alfaguara decidiu imprimir a capa exatamente igual a do DVD...

 
Já faz muito tempo que eu tenho vontade de fazer esse post e falar sobre esse livro, mas, como o filme foi tão bem falado, achei que eu devia fazer uma espécie de comparação entre os dois, ao invés de falar sobre cada um individualmente. Lembro desse filme, na época em que foi lançado. Minha reação foi - "casal do Titanic? 'Foi Apenas um Sonho'? Nem fodendo que eu assisto essa merda". Muitos anos antes, em uma conversa em um sebo, descubro que esse filme era uma adaptação de um livro perdido da literatura americana, escrito por Richard Yates, que levava o nome de Revolutionary Road (Rua da Revolução). Eu li o livro, eu vi o filme, e agora eu vou falar sobre cada uma dessas experiências.
 
Não existem grandes diferenças de roteiro, então vou matar dois coelhos numa cajadada. A história é sobre o jovem casal, Frank e April Wheeler, vivendo uma crise geral; de casamento, profissional, de vida - eles tão na merda, essa é a melhor forma de resumir. Conforme o enredo avança, são exploradas formas que o casal inventa para sair da merda e como seus vizinhos e amigos reagiam às invenções. É uma tragédia em meio ao "American Dream" da década de 50, começo de 60.
 
Nunca vi um filme tão fiel a sua adaptação. Não só fiel, já que Norwegian Wood também é fiel, mas não atingiu o objetivo da adaptação, mas que conseguiu resumir tudo de essencial do livro em apenas duas horas, assim como captar toda a emoção da obra original a partir das atuações. As obras são tão similares, que é difícil falar algo sobre uma, que não sirva para a outra, por isso vou deixar uma coisa bem clara antes de seguir em frente: o livro é impecável. Pronto, é só isso. Agora vou falar sobre o filme, já que esse pode levantar algumas suspeitas quanto a sua qualidade.
 
Não gostei de Titanic. Nem um pouco. Não por causa daquela velha história de que "ah, é um filme de romance e blá blá e eu sou macho pra caralho e só assisto Rambo e blá", nada disso. É que o filme é ruim mesmo e eu até explicaria, se esse fosse meu objetivo com esse texto, como não é, foda-se, só queria que todos soubessem que Titanic é uma merda de filme. Também só fui confiar na credibilidade do DiCaprio como ator, agora com Django Livre. Por isso, um filme com o casal de Titanic como protagonistas não entraria na minha lista de prioridades cinematográficas. Ora, meus instintos me enganaram, os dois estão perfeitos nesse filme. Eles conseguiram carregar com perfeição, toda a emotividade que o livro exige. E, considerando como o enredo é trágico, ver o casal de Titanic sofrer desse jeito só deixou tudo mais engraçado pra mim. Então, as atuações são perfeitas.
 
A verdade é que, por mais que eu queira achar algum defeito, não tenho. O livro é perfeito, o filme é tão bom quanto, só acho uma pena que o título nacional seja tão ruim a ponto de afastar o público em geral, quer dizer, não lembro desse filme ter sido um sucesso na época. Sei que ele foi muito bem falado nos EUA, e foi responsável pelo retorno dos livros do Richard Yates, mas no Brasil, não acho que tenha dado muito certo - a culpa é do estagiário filho-da-puta que sugeriu esse título como o nacional. A única coisa que o filme tem de inferior é a falta do senso de humor. Richard Yates faz uso de um humor sádico durante sua narração, que simplesmente se perdeu no filme. Mas é difícil dizer que isso seja ruim, já que seria realmente difícil passar esse humor tão sutil para o cinema; talvez até, se isso fosse feito, o filme não saísse tão bom e desse a impressão de ser uma sátira de si mesmo. Além do mais, uma adaptação exatamente igual a sua fonte é desnecessária.
 
Sugiro, a todos os interessados, que leiam o livro e vejam o filme, em qualquer ordem. Realmente não importa.
 
Nota: 5/5 - para as duas obras.
 
 
 


2 comentários:

  1. 5/5! é isso aí, Raphael! Maravilha que gostou do livro e do filme.
    inté!

    Enzo

    ResponderExcluir
  2. Acabei de encomendar os dois!! Já estou ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir

caixa do afeto e da hostilidade