Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

The Good, the Bad and the Ugly (Três homens em conflito)



Quem acompanha esse blog com assiduidade - eu -, sabe que há algum tempo eu fiz uma referência a esse filme em um post, mas exatamente na minha resenha de Cavaleiro das Trevas Retorna, com a frase "If you ought to shoot, shoot! Don't talk!", pra resumir um determinado problema que eu tive com aquele filme. Essa frase me fez querer rever a obra-prima do Western que é "O Bom, o Mau e o Feio" - sim, traduzirei o título literalmente, pois a tradução, como de costume, é uma merda.

O que dizer da terceira e melhor parte da trilogia dos dólares de Sergio Leone? Que ele quebrou o estigma do western, de ser um filme de americanos para americanos, excessivamente inocente e próxima de ser racista? Que deu fama ao brucutu mestre, Clint Eastwood? Que quebrou até a maldição do terceiro filme, tornando-o melhor que seus antecessores (embora não sejam continuações diretas ou sequer use um mesmo personagem, ainda é uma "sequência"), mesmo estes sendo muito bons por sua vez? Tudo isso. Esse filme fez todas essas coisas e é por isso que se tornou um clássico.

Se você está lendo isso e pensando: - "Que filme é esse?" -, normalmente eu pediria que você saísse da minha casa (esse site) e nunca mais voltasse. No entanto, hoje eu estou me sentindo um tanto tolerante, então eu te darei uma chance de minimizar esta página, ir correndo até a locadora mais próxima, assistir às maravilhosas três horas que constituem esse filme, voltar e me dizer se eu estou errado. Se mesmo depois de tudo isso, você ainda achar que eu estou errado, vá pra puta que te pariu!

O filme é sobre esses três caras. Um deles é bom, o outro é mau e o outro é feio (nem bom, nem mau, só canalha mesmo). Simples, nada confuso ou extraordinário, mas ainda assim consegue ser surpreendente, violento, engraçado e até politicamente crítico (sobre a guerra civil americana). Três homens, um tentando foder com o outro em busca de uma fortuna. Todos os três se tornam uma peça do quebra-cabeças que esconde essa fortuna, portanto, essenciais. Além disso, eles são fodas de mais para poderem se matar. Isso mesmo, esses três caras são fodas. Sabe aquele filme que todo mundo fala sobre? Mercenários, que juntou todos os grandes Action Heroes em uma porrada só. Todos eles, chorariam diante da pauduressência do bom, do mau e do feio, principalmente do Clint Eastwood, que é o mentor, o pai de todos eles.

O Bom, o Mau e o Feio, é um filme divertido e rápido, mesmo tendo três horas de duração. Quando você perceber, já estará na cena do grande conflito final, quando os três se encontram no cemitério, local onde se esconde a fortuna. Não sentir arrepio nessa cena, é como não chorar em filme de cachorro - teste para psicopatia. A atmosfera dessa cena é espetacular. Graças a direção do Sergio Leone, misturada com aquela trilha sonora do gênio, Ennio Morricone, um dos melhores compositores do cinema. Todo esse filme, bom do jeito que é, sem a trilha sonora, não seria nada. Se você viu o filme e não reparou na música, qual o seu problema?! Não importa, procure o CD e escute. Absolverei seus pecados depois disso. Você que não viu o filme, preste atenção nos detalhes, na música, no diálogo, nos ângulos de filmagem, faça isso em todo o filme que você assistir, na verdade, mas nesse principalmente, e sinta a genialidade.

É claro que o filme tem seus problemas, entretanto o filme não é bom quando ele é isento de problemas, mas quando ele é bom o bastante para te distrair dessas falhas e é exatamente isso que ele faz. Eu disse agora que o filme pode ter problemas no roteiro, ou coisa assim, no entanto, sinceramente, eu não faço a menor ideia.

Assistam esse filme. Não é melhor da história, mas é excelente e está no meu top 50, mesmo que eu nunca tenha reunido coragem o suficiente para listar meus filmes favoritos.

Nota: 5,0/5,0

Agora corra ao redor de um cemitério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

caixa do afeto e da hostilidade