Páginas

domingo, 5 de agosto de 2012

Momento Cultural 4 - Chris Robinson Brotherhood


Na semana número quatro do Momento Cultural deste subestimado blog, a sugestão é a nova banda de, ele mesmo, Jesus Cristo! ...O quê? Não é Jesus? - Não. É Chris Robinson da banda Black Crowes, famosa em 1990 por reviver o que rock que, há muitos anos, sofria ataques de bandas de bonecas infláveis da década de 80, pop rock e grunge. Ele, seu irmão e os outros músicos, trouxeram de volta ao rock o improviso, os solos, a psicodelia e o LSD. Todos itens essenciais para uma boa banda de rock de verdade.

Em 2010 a Black Crowes decidiu encerrar suas atividades temporariamente, para que os músicos, hoje já no auge dos 40 anos de vida, passassem um tempo com a família e projetos solo. Chris Robinson Brotherhood é um deles.

Quem acompanhou a história do Black Crowes tanto quanto eu sabe que o Chris Robinson é o porra louca do Black Crowes. É dele que vinham os experimentalismos, as brigas e a influência pesada de Grateful Dead (que por sinal é uma das minhas bandas favoritas). E tudo isso aparece no projeto solo, cheio de improvisos, sintetizadores à Lucky Man (sabe? Emerson, Lake & Palmer? Não? Para o Google!), e viagens astrais. Agora em 2012 foi lançado o primeiro álbum da banda, o Black Moon Ritual - o primeiro álbum de 2012 que eu escuto também, mas que com certeza, pra mim, será o disco do ano.

Não é um cd de rock comum. Quer dizer, seria em 67, hoje é tão diferente que chega a assustar. O que pra mim é ótimo. Nenhuma faixa tem menos de 7 minutos e a mais longa tem 12. Agora pode ser culpa do uísque, mas na primeira vez que eu ouvi esse disco do começo ao fim, passou tão rápido que eu nem percebi.

Enfim, essa é sugestão da semana. Procurem este disco por aí, seja por meios lícitos ou ilícitos (preferencialmente lícitos, mas se não acharem, fazer o quê?). Como sempre, seguem alguns vídeos, já que a minha palavra não vale de porra nenhuma.




Não fiz a homenagem sobre Black Crowes, pois pra mim é um clássico, e eu não quero incluir muitos clássicos nesses momentos culturais. Só o Tom Waits mesmo, porque ele é muito subestimado. Mas de qualquer forma, CRB é foda ou não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

caixa do afeto e da hostilidade